Quais as complicações das pedras na vesícula?
Muitas pessoas com pedras na vesícula não apresentam sintomas, os cálculos ficam lá na vesícula sem causar problemas.
O sintoma mais comum é a chamada cólica biliar. A cólica biliar é uma forte dor do lado direito do abdome, abaixo das costelas, podendo ou não estar relacionada à ingestão de gorduras.
Porém em muitos pacientes previamente assintomáticos, o primeiro sintoma pode também na verdade ser uma complicação das pedras na vesícula.
- Colecistite Aguda: Ocorre quando uma pedra ou cálculo causa obstrução do canal da saída da vesícula. Ao contrário da cólica biliar, em que a dor é limitada durando alguns minutos, na colecistite a dor é constante e contínua durando várias horas e obrigando o paciente a buscar atendimento médico de urgência.
- Coledocolitíase: A coledocolitíase (pedras no canal principal da bile) acontece quando uma pedra escapa da vesícula e causa obstrução do canal principal da bile. Essa obstrução impede a passagem da bile ao intestino, fazendo com que retorne ao fígado e seja absorvida pelo sangue levando a um quadro chamado icterícia, que é uma coloração amarelada da pele e dos olhos. Esta bile obstruída pode ainda sofrer contaminação por alguma bactéria vinda do intestino causado uma infecção bastante grave chamada COLANGITE AGUDA.
- Pancreatite Aguda: É outra complicação decorrente da passagem de pedra da vesícula para o canal principal da bile. Acontece quando a pedra impacta e obstrui a saída do ducto do pâncreas, impedindo desta maneira a drenagem das enzimas do pâncreas, levando a um quadro de inflamação do pâncreas, que pode algumas vezes ser também muito grave.
Se você possui sintomas busque ajuda médica especializada. A cirurgia da vesícula, conhecida como colecistectomia, é um procedimento simples, feita por videolaparoscopia, que não causa nenhuma sequela ao organismo, uma vez que ela serve apenas para armazenamento da bile que é produzida pelo fígado.
Agende sua consulta!
📌 Itupava Doc (Orthofit) (41) 3042-6636
📌 Hospital Sugisawa: (41) 3259-6616 ou 3259-6619
📌 Hospital Marcelino Champagnat (41) 3207-3225
📲 WhatsApp: (41) 99106-6616
Dr. José Alfredo Sadowski
CRM 26118/PR | RQE 1307