
Cirurgia revisional é quando existe a necessidade de revisar a primeira cirurgia devido falha ou complicação. É muito raro ter que realizar uma cirurgia revisional, mas sua frequência vem aumentado devido ao crescimento do número de cirurgias bariátricas nos últimos anos.
Importante frisar que a cirurgia bariátrica falha em seus objetivos em menos de 15% dos casos, ou seja, é bastante eficiente.
As técnicas empregadas são as mesmas utilizadas para a cirurgia bariátrica, sendo que para cirurgia metabólica a preferência se dá pelo bypass gástrico (derivação gastrojejunal em Y-de-Roux). A gastrectomia vertical (Sleeve) pode ser utilizada em casos de contraindicação ou desvantagem do bypass gástrico. Ambas as técnicas são realizadas por videolaparoscopia.
A maioria das técnicas pode ser convertida em outra, como a conversão do Sleeve em Bypass por exemplo ou retirada de uma banda e realização de um Bypass Gástrico. Em outras é necessário grampear novamente o estômago devido a dilatação ou alterar as medidas do desvio intestinal.
Antes da indicação de uma cirurgia revisional o paciente deve ser extensamente investigado com exames endoscópicos e de imagem e ser avaliado por toda equipe multidisciplinar (nutricionista, psicóloga, endocrinologista).
Envie um WhatsApp!