A vesícula biliar é uma pequena bolsa localizada abaixo do fígado, no canto superior direito do abdome, cuja função é armazenar a bile que é produzida pelo fígado. A bile é um líquido que auxilia principalmente na digestão das gorduras da alimentação.
Muitas pessoas com pedras na vesícula não apresentam sintomas, os cálculos ficam lá na vesícula sem causar problemas.
Ocorre quando uma pedra ou cálculo causa obstrução do canal da saída da vesícula. Ao contrário da cólica biliar, em que a dor é limitada durando alguns minutos, na colecistite a dor é constante e contínua durando várias horas e obrigando o paciente a buscar atendimento médico de urgência.
A coledocolitíase (pedras no canal principal da bile) acontece quando uma pedra escapa da vesícula e causa obstrução do canal principal da bile. Essa obstrução impede a passagem da bile ao intestino, fazendo com que retorne ao fígado e seja absorvida pelo sangue levando a um quadro chamado icterícia, que é uma coloração amarelada da pele e dos olhos.
O principal exame utilizado quando há suspeita de pedras na vesícula é o ultrassom de abdome (ecografia). Quando se suspeita de complicações, outros exames podem ser solicitados como tomografia de abdome ou ressonância magnética.