Cirurgia bariátrica e a redução dos índices de câncer de mama
A obesidade está diretamente relacionada pelo menos 12 tipos de cânceres e responsável por pelo menos 10% das mortes oncológicas em não fumantes de todo o mundo.
⚠ A principal hipótese é que a obesidade eleva os níveis de insulina, hormônio que aumenta o metabolismo e a duplicação celular.
⚠ O tecido gorduroso também produz hormônios femininos que são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.
⚠ Outro ponto é a própria inflamação crônica causada pela obesidade, algo que também aumenta o risco de desenvolvimento de câncer.
A combinação de todos esses fatores são responsáveis pelo aumento dos casos da doença nessa população. E, no caso das mulheres, o câncer de mama é o mais comum.
🔹 A cirurgia bariátrica proporciona a redução dos níveis de inflamação e perda de peso, o que contribui para a diminuição dos riscos do desenvolvimento do câncer de mama ou de outros tumores.
No Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, é importante buscar o diagnóstico precoce da doença, para ter um tratamento adequado e maiores chances de vencê-lo; e também conhecer os principais fatores de risco, para que possamos juntos, como sociedade, trabalhar na prevenção dessa doença.
Dr. José Alfredo Sadowski
CRM 26118/PR | RQE 1307