Novembro Azul │ Os riscos da obesidade para os homens
A forma como a obesidade afeta o corpo de homens e mulheres é diferente. Enquanto o risco desenvolver Diabetes Tipo 2 exista para ambos, nas mulheres é mais elevado. Já nos homens, o excesso de peso aumenta as chances do desenvolvimento de doenças pulmonares e problemas renais.
A forma como a gordura se acumula no corpo também é diferente. Nos homens, ela se concentra na região da cintura, em muitos casos, visceral, e se deposita em torno de órgãos internos, como fígado e intestino. Esse tipo de gordura é mais inflamatória e causa mais problemas à saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, apneia do sono (distúrbio que faz a respiração ser interrompida algumas vezes enquanto a pessoa está dormindo) e câncer.
Nos homens, a obesidade também pode provocar disfunções sexuais porque reduz a produção da testosterona, o principal hormônio masculino. Além disso, é um fator de risco para infertilidade e câncer de próstata.
Neste Novembro Azul, eu gostaria de chamar sua atenção para a saúde e lembrar que existem tratamentos seguros e eficazes para o controle da doença e que visam qualidade de vida. A cirurgia bariátrica é hoje a ferramenta mais eficaz para controle da obesidade e doenças relacionadas ao excesso de peso.
Saiba mais sobre o tratamento em www.drjosealfredo.com.br