Gastroplastia Endoscópica

Gastroplastia Endoscópica (Endosutura Gástrica)

Procedimento inovador realizado por endoscopia (através da boca), sem cortes ou cicatrizes. É menos invasivo e ajuda no controle da obesidade leve. É utilizado um dispositivo chamado Overstitch® acoplado ao aparelho de endoscopia.

Indicações

É indicada para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2 e para aquelas com IMC acima de 35kg/m2 que não tenham indicação ou não desejam cirurgia bariátrica.

A técnica

Promove uma redução do estômago através de suturas realizadas na parede do órgão. Pode ser utilizada como procedimento primário ou para revisões de procedimentos bariátricos em que o paciente reganhou peso.

A principais vantagens são ser menos invasivo que a cirurgia, menor taxa de complicações e possibilidade de alta no mesmo dia.

Como desvantagem temos uma perda de peso inferior a cirurgia (bypass gástrico e gastrectomia vertical) e o custo elevado.

Resultados

Estudos mostram resultados de perda de até 20% do peso total dependendo da aderência do paciente ao tratamento associado à reeducação alimentar e à pratica de atividade física.

É um método temporário que dura aproximadamente 2 anos.